A indústria alimentar é responsável por um terço das emissões mundiais de gases com efeito de estufa, bem como por 70% do consumo mundial de água doce e por 80% da desflorestação a nível global, segundo o estudo ‘Global Food Systems Are Under Pressure. Innovation Hubs Can Help - Os sistemas alimentares globais estão sob pressão. Os centros de inovação podem ajudar’, realizado pela Boston Consulting Group (BCG) em parceria com o Fórum Económico Mundial.
“A transformação do sistema alimentar global exige soluções inovadoras para tornar a produção e o consumo mais sustentáveis e eficientes. O investimento em tecnologias como a agricultura regenerativa, a digitalização das cadeias de abastecimento e as proteínas alternativas pode acelerar a transformação do setor e responder às crescentes necessidades globais", afirma Carlos Elavai, Managing Director e Partner da BCG em Lisboa, citado em comunicado.
Até 2030, a produção global de alimentos terá de crescer significativamente para acompanhar o aumento da população mundial e as mudanças nos padrões de consumo. No entanto, a capacidade de produção está a ser comprometida por problemas estruturais, indica o estudo.