
BP abandona metas renováveis e regressa aos fósseis
A BP recua nas metas das energias renováveis e prepara-se para regressar aos combustíveis fósseis. Segundo o Financial Times, a petrolífera vai recuar na promessa de reduzir a produção de petróleo e gás e numa estratégia que o diretor executivo, Murray Auchincloss, apelida de “fundamental reset” (reset fundamental).
Ao que tudo indica, a pressão vem do investidor Elliott Management, que está a pressionar a BP para abandonar a sua promessa de 2020 de reduzir a produção de petróleo e gás em 40% até 2030.
Segundo escreve o Financial Times, a Elliott, que comprou cerca de 5% da BP, está a pressionar para que se façam grandes desinvestimentos nas renováveis, sem, no entanto, divulgar exatamente em que projetos.
Esta quarta-feira, 26 de fevereiro, Murray Auchincloss irá comunicar aos investidores a intenção de abandonar as metas renováveis, adianta a Reuters.
De acordo com os últimos relatórios da BP, a empresa conta com 8.2 GW (gigawatts) de capacidade de geração renovável sendo que, em 2019, a capacidade líquida de geração eólica da BP atingiu 926 megawatts.