Cada europeu produziu 16 quilos de resíduos têxteis em 2020 e apenas 1/4 foi reciclado
resíduos

Cada europeu produziu 16 quilos de resíduos têxteis em 2020 e apenas 1/4 foi reciclado

Em 2020, cada europeu produziu cerca de 16 quilos de resíduos têxteis e perto de 1/4 desta quantidade (4,4 kg) foi recolhido separadamente para reutilização e reciclagem, tendo o restante sido recolhido junto com os resíduos domésticos indiferenciados, de acordo com uma análise da Agência Europeia do Ambiente (AEA).

Entre a totalidade de resíduos têxteis produzidos na União Europeia (UE) em 2020, 82% provieram dos consumidores e os restantes da indústria transformadora ou de têxteis que nunca foram vendidos, segundo a mesma avaliação da AEA. 

"A partir do próximo ano, os Estados-Membros da UE devem criar sistemas de recolha seletiva para os têxteis . O relatório da Agência Europeia do Ambiente, publicado hoje, mostra que a maior parte dos resíduos têxteis na Europa acaba atualmente em resíduos indiferenciados e que a capacidade de triagem e reciclagem precisa de ser urgentemente aumentada para garantir uma utilização melhor e mais circular dos têxteis usados", alerta a entidade em comunicado. 

 

De acordo com um inquérito realizado pela AEA em 2023, a maioria dos Estados-Membros da UE já tinha sistemas de recolha seletiva em vigor, mas principalmente direcionados para recolha de têxteis reutilizáveis. Assim, o relatório da AEA alerta que, além da recolha separada, as capacidades de triagem e reciclagem precisam de ser aumentadas na Europa para evitar que os têxteis recolhidos acabem em incineradoras, aterros ou sejam exportados para regiões fora da UE.

É também necessário harmonizar as definições e as práticas de comunicação de têxteis usados ​​e de resíduos, diz ainda a AEA: "Isto também é claramente demonstrado nos dados recolhidos pela AEA, que mostram grandes discrepâncias devido às diferentes interpretações sobre o que constitui resíduo e o que constitui têxteis usados". 

 

Lembre-se que a Diretiva-Quadro Resíduos da UE (DQA) obriga os Estados-Membros a terem sistemas de recolha seletiva para têxteis usados ​​a partir do próximo ano. A Comissão Europeia também propôs uma revisão específica da DQA para introduzir a responsabilidade alargada do produtor para os têxteis em todos os Estados-Membros, a fim de tornar os produtores responsáveis ​​por todo o ciclo de vida dos produtos têxteis, desde a sua concepção até à gestão de resíduos. A proposta da Comissão introduz também regras de recolha separada para têxteis e requisitos de triagem para remessas de têxteis usados.

 

 

 

 

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.