Cada português tem de reciclar mais duas garrafas de vidro por mês para o país atingir a meta deste material

Cada português tem de reciclar mais duas garrafas de vidro por mês para o país atingir a meta deste material

De acordo com os dados do Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagem (SIGRE), nos primeiros seis meses do ano, os portugueses encaminharam para reciclagem 220 041 toneladas de embalagens, o que representa um aumento de 2,6% em comparação com igual período de 2022, indica um comunicado da Sociedade Ponto Verde.

Nos vidrões distribuídos pelo país, foram recolhidas 100 879 toneladas de embalagens de vidro (+1%). Esta tendência é agora positiva, mas insuficiente. É preciso acelerar, para que o país consiga cumprir a meta de reciclagem neste material, que é muito exigente.

Os dados do SIGRE mostram que o país continua a cumprir, na globalidade, as metas estabelecidas para a reciclagem destes resíduos urbanos. Contudo, nas embalagens de vidro é preciso mais separação por parte dos cidadãos e um maior nível de serviço por parte dos operadores municipais na sua recolha. Em termos de desempenho de reciclagem, para além do vidro, também o alumínio carece de um aumento de desempenho, pode ler-se na nota de imprensa.

É de recordar que a taxa de reciclagem nacional para o vidro é de 75% até 2025 e o país só a cumprirá, ou mesmo superará, se cada português depositar seletivamente, pelo menos, mais duas garrafas por mês no ecoponto.

No primeiro semestre de 2023 (dados do SIGRE), foram encaminhadas para reciclagem 71 554 toneladas de papel/cartão (+6%), 4 147 toneladas de embalagens de cartão para alimentos líquidos (4%) e 39 228 toneladas de plástico (+1%), com destaque para o plástico PET, que é muito usado em garrafas de água e refrigerantes.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.