
Câmara de Setúbal denuncia continuidade de descargas ilegais e exige esclarecimentos à APA e CCDR Alentejo
A Câmara Municipal de Setúbal alertou esta quinta-feira que a empresa MIPEOILS – OILS 4 THE FUTURE, Lda, sediada em Vendas Novas, “mantém a atividade irregular de descargas”, apesar de ter sido notificada para suspender operações no terreno, tendo pedido esclarecimentos sobre o sucedido e apelado a uma resolução urgente do problema à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo.
A autarquia sublinha ainda haver “indícios de que as águas não estão a ser tratadas” na unidade industrial.
O município considera tratar-se de uma “atividade ambientalmente perigosa e ilegal” e recorda que a CCDR de Lisboa e Vale do Tejo já notificou a empresa para suspender qualquer intervenção no local, na sequência de várias diligências efetuadas pelas autoridades competentes.
A autarquia questionou formalmente as duas entidades através de um ofício assinado pela vice-presidente da Câmara, Carla Guerreiro, enviado aos respetivos presidentes. No documento, a Câmara alerta para descargas “ilegais e irregulares” num terreno da Rua da Capela, em Poçoilos, cuja origem será alegadamente a referida empresa.