Campanha ‘Escola Electrão’ envolve mais de 500 escolas
A campanha ‘Escola Electrão’, que promove a sensibilização ambiental e a separação de resíduos de pilhas, baterias, equipamentos elétricos e embalagens, arranca neste ano letivo de 2024/2025 com a participação de mais meio milhar de estabelecimentos de ensino de todo o país, incluindo Açores e Madeira.
A celebrar a 14ª edição, a campanha, promovida pelo Electrão, além de sensibilizar para a causa da reciclagem, lança o desafio às escolas para que se envolvam nesta causa e sejam um ponto de recolha destes resíduos.
Em comunicado, o Electrão refere que esta ação de contribuir para a preservação do ambiente é convertida em prémios para as escolas que, por cada 100 quilos de pilhas, 100 quilos de lâmpadas ou 1000 quilos de equipamentos elétricos usados, recebem um cheque-prenda no valor de 75 euros.
Ao longo de 13 anos, a ‘Escola Electrão’ já recolheu mais de 7.000 toneladas de resíduos, o equivalente ao peso da estrutura da torre Eiffel, e envolveu em média 400 escolas por ano letivo.
No último ano letivo, de 2023/2024, foram recolhidas cerca de 360 toneladas de resíduos nos mais de 500 estabelecimentos de ensino aderentes à campanha.
“Sensibilizar toda a comunidade escolar para a necessidade de separar para reciclar continua a ser urgente. As metas de reciclagem a cumprir são ambiciosas e pressupõem um envolvimento cada vez maior das populações. Esta campanha, em particular, tem um peso muito expressivo nas quantidades globais recolhidas e reencaminhadas para reciclagem pelo Electrão”, sublinha o Diretor-Geral de Pilhas e Elétricos do Electrão, Ricardo Furtado.