
Candidatura da Serra da Estrela a Reserva da UNESCO em consulta pública
A proposta de candidatura da Serra da Estrela a Reserva da Biosfera da UNESCO entrou em consulta pública nos seis municípios que integram o Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE).
A candidatura é uma das medidas do Plano de Cogestão do PNSE, aprovado em novembro de 2024, e vai incluir os seis municípios que integram esta área protegida: Celorico da Beira, Covilhã, Gouveia, Guarda, Manteigas e Seia.
A futura Estrela Reserva da Biosfera da UNESCO tem uma área de 2.373 quilómetros quadrados e uma população de aproximadamente 130 mil habitantes.
"Ser Reserva da Biosfera da UNESCO é um elemento central e aglutinador do Plano de Cogestão do Parque Natural da Serra da Estrela, porque acreditamos que pode ser mais uma oportunidade para a valorização e a preservação deste património", disse Emanuel Castro, um dos coordenadores da candidatura, à agência Lusa.
O diretor executivo do Geopark Estrela - classificação atribuída em 2020 - destacou que esta área protegida possui um património "inigualável e tem relíquias da biodiversidade que são únicas no país e algumas até a nível mundial, que é preciso preservar através da investigação, educação e valorização".
Dividida em três áreas de zonamento (Núcleo, Tampão e Transição), a Reserva será "um garante da conservação dos maiores valores naturais, já protegidos pelo Plano de Ordenamento do PNSE, mas também da promoção dos valores culturais e das dinâmicas socioeconómicas que garantam o desenvolvimento deste território, que se quer vivo e próspero".