água

Carlos Martins destaca profissionalização e agregação como pilares para modernizar o setor da água em Portugal

Carlos Martins, presidente do Conselho de Administração da EPAL, defende que a profissionalização e a agregação são fundamentais para enfrentar os desafios do setor da água em Portugal, destacando ainda a necessidade de modernizar o setor, especialmente perante questões como a transição digital, a eficiência hídrica e energética, e a neutralidade carbónica.

Segundo Carlos Martins, muitas entidades gestoras, sobretudo as de pequena escala, carecem de capacidade técnica e massa crítica para assegurar níveis homogéneos de qualidade nos serviços prestados. A solução passa pela empresarialização do setor e pela agregação, seja através de serviços partilhados, sistemas intermunicipais ou outros modelos, visando fortalecer a resiliência e a competitividade do setor.

“Se a agregação for feita através de sistemas intermunicipais, empresas intermunicipais ou parcerias com o Grupo Águas de Portugal, isso é apenas uma questão de modelo institucional. O que não podemos é continuar com tantas entidades gestoras sem massa crítica ou capacidade, mesmo que exista vontade, de contratar quadros altamente qualificados, pois dificilmente conseguirão trazer ao setor a homogeneidade de qualidade necessária para assegurar a todos os cidadãos em Portugal níveis de serviço adequados. Esse é o verdadeiro desafio”, afirmou.

Carlos Martins participou como orador no Painel XI – ‘Melhorar a governação: escala e profissionalização’, da 19.ª Expo Conferência da Água, que arrancou esta quinta-feira, 28 de novembro.

O painel teve ainda como oradores Jaime Melo Baptista, Conselheiro Estratégico da LIS-Water; Sérgio Costa, Presidente da Câmara Municipal da Guarda; e Pedro Perdigão, CEO da Indaqua.

A moderação ficou a cargo de Nuno Campilho, Vice-presidente da APDA – Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas.

A 19.ª Expo Conferência da Água é uma iniciativa integrada na Semana de Ambiente, organizada pelo Grupo About Media e pelo Jornal Água&Ambiente, que decorre esta quinta e sexta-feira, dias 28 e 29 de novembro. Da edição deste ano fazem ainda parte o 12.º Fórum Energia, que teve lugar nos dias 26 e 27 de novembro, e o 17.º Fórum Resíduos, que encerra a Semana de Ambiente nos dias 2 e 3 de dezembro.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.