Carmona Rodrigues: Está na altura de fazer uma atualização do Plano Nacional da Água
água

Carmona Rodrigues: Está na altura de fazer uma atualização do Plano Nacional da Água

Para António Carmona Rodrigues, escolhido na passada quinta-feira pelo Governo para ser o novo presidente do grupo Águas de Portugal, o país deve apostar em mais na capacidade de armazenamento de água para fazer face às alterações climáticas e está na altura de rever o Plano Nacional da Água.

"A água que vem de Espanha cada vez é menor, a água da chuva é cada vez mais irregular e, portanto, aquelas soluções tradicionais de irmos às origens de água superficiais e subterrâneas têm sido insuficientes e, por isso, é que aparecem recentemente soluções como a dessalinização ou a utilização de águas residuais reutilizadas", apontou. Além disso, disse ainda, "em Portugal já não há espaço para muitas grandes barragens, temos de ser mais engenhosos na gestão das barragens que temos e, porventura, fazer algumas ligações ou transvases de umas zonas para outras para dar mais flexibilidade na gestão dos recursos hídricos".

Está, por isso, na altura de fazer uma atualização do Plano Nacional da Água, tendo em conta todos os condicionamentos existentes, afirmou.

António Carmona Rodrigues participava na AGROIN - Congresso Anual de Agronegócios, tendo sido questionado pela ANPROMIS - Associação Nacional dos Produtores de Milho e Centro Nacional de Competências para as Alterações Climáticas do Setor Agroflorestal sobre as soluções técnicas e políticas que urge implementar no nosso país para termos um Plano Nacional para a Água ajustado aos novos desafios climáticos.

 

 

 

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.