Carmona Rodrigues lidera Grupo de Trabalho da estratégia 'Água que Une'
água

Carmona Rodrigues lidera Grupo de Trabalho da estratégia 'Água que Une'

António Carmona Rodrigues, presidente do Grupo Águas de Portugal, foi esta segunda-feira anunciado como o coordenador do Grupo de Trabalho, criado pelo Governo, para a estratégia 'Agua que Une'. 

Este Grupo de Trabalho contará ainda na sua composição com um membro do Conselho Diretivo da APA - Agência Portuguesa do Ambiente, responsável pelo setor da água; com o diretor-geral da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR); e o presidente do Conselho de Administração da EDIA - Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva.

Como anunciaram o Ministério do Ambiente e Energia e o Ministério da Agricultura e Pescas em comunicado conjunto, este Grupo de Trabalho, que será guiado por uma visão multissetorial, tem como missão concluir a iniciativa 'Água que Une' até ao fim de 2024, dando origem a um quadro estratégico de desenvolvimento de soluções e potenciais fontes de financiamento público. Nessas soluções, incluem-se o Plano Nacional da Água, a ser promovido pela APA, a autoridade nacional da água, para o período 2025/2035, e uma rede interligada para o armazenamento e a distribuição eficiente de água destinada à agricultura, que será denominada de REGA.

Para a Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho “com a adoção desta estratégia, que irá promoverá a coesão territorial através de uma abordagem integrada na gestão da água, Portugal estará, assim, preparado para enfrentar as alterações climáticas”. “Esta cooperação interministerial, na gestão dos recursos hídricos portugueses, visa promover uma conservação ambiental mais eficaz, uma maior segurança alimentar e um desenvolvimento económico sustentável. Creio que a ‘Água que une’ trará políticas mais harmoniosas, a possibilidade de infraestruturas conjuntas, tecnologias avançadas, iniciativas de educação e conscientização da sociedade quanto ao consumo de água, e, acima de tudo, virá garantir que os recursos hídricos sejam protegidos e utilizados de forma sustentável para o benefício de todos”, advoga Maria da Graça Carvalho.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.