China vai liderar produção fotovoltaica global com 17,6 GW em 2015
A China vai liderar a produção de energia solar fotovoltaica em 2015 com aproximadamente 17,6 gigawatts (GW), um aumento de cerca de 7 GW em relação ao ano anterior, de acordo com informações divulgadas esta semana pela empresa de consultoria e investigação inglesa, GlobalData.
Segundo as previsões da empresa a China terá a maior quota de um mercado global que deverá aproximar-se dos 43,8 GW até final de 2015, mais do que os 36,4 GW registados em 2014.
O mesmo relatório indica que os Estados Unidos da América serão o segundo maior mercado em 2015. Na América a tecnologia está a crescer graças aos incentivos fiscais e deverá registar-se um crescimento na ordem dos 7 ou 8 GW.
O Japão surgirá em terceiro lugar com um decréscimo na produção solar fotovoltaica após dois anos de grande crescimento. As políticas favoráveis ao fotovoltaico também têm incrementado o investimento desde 2012. Só em 2014 foi instalada uma capacidade entre 8 a 9 MW.
Na lista dos cinco maiores produtores está ainda a Alemanha, que irá aumentar as intalações em 2 GW em 2015, e a Índia, que vai adicionar uma capacidade de 2 GW, de acordo com a GlobalData.
O relatório fornece uma análise do mercado solar global em 2014 com foco particular em países-chave, como Estados Unidos da América, Alemanha, Itália, Índia, China e Japão.