Comissão do Ambiente do Parlamento Europeu dá mais um passo na aprovação da Lei do Restauro da Natureza
ambiente

Comissão do Ambiente do Parlamento Europeu dá mais um passo na aprovação da Lei do Restauro da Natureza

A Comissão do Ambiente do Parlamento Europeu (PE) deu esta quarta-feira o seu aval ao acordo provisório alcançado pelos colegisladores da União Europeia (UE) sobre a Lei do Restauro da Natureza, abrindo caminho para a aprovação final pelos eurodeputados.

Com 53 votos a favor, 28 contra e quatro abstenções, a legislação foi aprovada pela comissão do PE, votação que foi já saudada por organizações ambientais.

A votação final deverá ter lugar na sessão plenária do PE de janeiro ou fevereiro, faltando também o aval final dos Estados-membros, após o que pode entrar em vigor.

A legislação, que sobreviveu à forte contestação dos eurodeputados que integram o grupo parlamentar do Partido Popular Europeu (PPE, que inclui os eleitos pelo PSD e o do CDS), estipula que 20% das zonas terrestres e marítimas da UE sejam recuperadas até 2030 e que todas as zonas degradadas sejam restauradas até 2050.

A proposta apresentada em fevereiro de 2022 pela Comissão Europeia inclui-se nos objetivos climáticos e de biodiversidade do Pacto Ecológico Europeu, estimando Bruxelas que, por cada euro investido na recuperação da natureza, haja benefícios de pelo menos oito euros.

Em 2021, a Agência Europeia do Ambiente estimou que 81% dos ecossistemas protegidos estavam em pobres ou más condições.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.