
Comissão Europeia avalia sistema de vigilância da radioatividade em Portugal
Está a decorrer, até 15 de maio, uma missão de verificação da Comissão Europeia a Portugal, com o objetivo de avaliar o sistema nacional de monitorização da radioatividade no ambiente, divulgou a Agência Portuguesa do Ambiente (APA ) no seu site. A visita insere-se no âmbito dos artigos 35.º e 36.º do Tratado EURATOM e está centrada na verificação da conformidade com os requisitos europeus de proteção radiológica.
A APA, enquanto autoridade responsável nesta matéria, lidera a coordenação da missão, contando com a colaboração de várias entidades nacionais com competências técnicas e laboratoriais no domínio da vigilância radiológica.
Durante a semana, estão previstas reuniões de trabalho, visitas técnicas a instalações relevantes e a análise dos sistemas utilizados por Portugal para o envio de dados à Comissão Europeia.
Segundo a APA, esta ação “reforça a confiança nos sistemas nacionais, garante transparência e demonstra o compromisso de Portugal com os elevados padrões europeus de segurança radiológica e cooperação internacional”.