
Comissão Europeia faz balanço climático de 2024
Em comunicado, a Comissão Europeia faz um balanço do ano que agora termina em termos climáticos.
Bruxelas considera que os fenómenos meteorológicos extremos ocorridos em todo o mundo “demonstraram as consequências das alterações climáticas e a necessidade de agir rapidamente” e salienta que a União Europeia (UE) “manteve-se no bom caminho para atingir os seus objetivos em matéria de clima, com resultados que beneficiarão as pessoas e o planeta nos próximos anos”.
No documento divulgado, a Comissão destaca que, no primeiro semestre de 2024, 50% da produção de eletricidade da UE provinha de fontes renováveis. “Esta tendência aproxima-nos dos nossos objetivos climáticos: uma redução de 55% das emissões de gases com efeito de estufa até 2030 e a neutralidade climática até 2050”, vinca.
Para Bruxelas, “os consumidores estão agora em melhor posição para contribuir para a economia circular e a transição limpa através de novas regras que dão às pessoas uma melhor informação sobre a durabilidade de um produto e combatem o greenwashing e a obsolescência precoce”.
A lei sobre a recuperação da natureza “ajudará a recuperar os ecossistemas, a aumentar a biodiversidade e a reforçar a segurança alimentar. E graças às novas regras sobre as emissões industriais, animais e de veículos rodoviários e à revisão das regras sobre a qualidade do ar, os europeus beneficiarão de ar, água e solos mais limpos”, acrescenta o comunicado.