
Concluída intervenção na Barragem de Morgavel que vai aumentar eficiência hídrica em Sines
A Águas de Santo André, empresa do Grupo Águas de Portugal, concluiu a intervenção na Barragem de Morgavel, com o intuito de aumentar a eficiência hídrica da atividade na área de Sines,
Segundo informou a Águas de Portugal, esta intervenção traduz-se "numa poupança efetiva de cerca de 4hm3/ano de volume de água, o que representa um incremento da eficiência e da disponibilidade hídrica na ordem de 20% do volume de água industrial fornecida pela Águas de Santo André, face ao fornecimento de água de aprox. 20 hm3/ano. A par da eficiência hídrica, destacam-se também a redução de custos de aquisição de água que seria necessário fazer à EDIA, ou produzir na futura dessalinizadora, e a inerente redução das emissões de CO2".
Os trabalhos foram executados conforme planeados e concluídos com enorme sucesso, permitindo alinhar o desempenho desta infraestrutura com as melhores práticas da Águas de Santo André em termos de gestão de perdas, foi ainda informado.
A Águas de Santo André tem a responsabilidade de garantir o fornecimento de água à Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS), assegurando condições para que o crescimento deste parque, que é um dos maiores polos industriais da Península Ibérica, ocorra de forma sustentável do ponto de vista hídrico.
"Esta intervenção permite ao Grupo Águas de Portugal contribuir para o aumento da competitividade e sustentabilidade da indústria sediada na região de Sines, constituindo um exemplo de promoção de eficiência hídrica e sustentabilidade na gestão da água que se destaca no atual contexto de preocupação com as disponibilidades hídricas nalgumas áreas do nosso país."