
Concorrência aprova aquisição conjunta da Iberol e Biovegetal por Fortitude e Reagro
A Autoridade da Concorrência (AdC) deu luz verde à operação de aquisição conjunta da Iberol e da Biovegetal pelas empresas Fortitude Capital e Reagro, sem identificar obstáculos à concorrência. A decisão foi tomada na primeira fase de análise do processo, concluída a 25 de junho.
A operação envolve a aquisição de controlo conjunto sobre duas empresas. A Biovegetal dedica-se à produção de biocombustíveis, com destaque para o biodiesel, utilizando como matérias-primas óleos vegetais, óleos alimentares usados e outros resíduos classificados como "óleos avançados". Já a Iberol atua na produção e comercialização de farinhas proteicas para alimentação animal e de óleos vegetais, resultantes da transformação de sementes oleaginosas.
As empresas adquirentes também operam em setores distintos. A Fortitude Capital é uma sociedade gestora de fundos de capital de risco e de investimento alternativo especializado. A Reagro, por sua vez, atua na área agropecuária, com atividades que incluem o comércio de matérias-primas agrícolas e pecuárias, aditivos e produtos para alimentação animal, além da recolha e distribuição de milho.
Segundo a Autoridade da Concorrência, esta operação de concentração não levanta "reservas significativas" à concorrência no mercado, motivo pelo qual foi autorizada sem oposição.