Coopérnico e REScoop.eu lançam manifesto europeu para transição energética centrada nos cidadãos
energia

Coopérnico e REScoop.eu lançam manifesto europeu para transição energética centrada nos cidadãos

A REScoop.eu e as suas associadas, entre as quais a Coopérnico, cooperativa portuguesa de energias renováveis, lançaram o manifesto “Transição Energética da Europa: cidadãos ativos no setor da energia”, que visa impactar as Eleições Europeias de 2024, apontando medidas para a concretização de uma visão cooperativa para a Europa, com uma transição energética centrada nos cidadãos e na democratização do setor energético, e defendendo a necessidade de a União Europeia (UE) garantir uma regulamentação sólida para as comunidades de energia, foi anunciado esta terça-feira em comunicado. 

Como refere a nota de imprensa, o manifesto apela ao desenvolvimento de uma estratégia europeia que apoie o crescimento das comunidades de energia, assegurando acesso a financiamento, remoção de obstáculos e promoção da produção local de energias renováveis. Também a inclusão social, a colaboração com os operadores do sistema elétrico e a participação em projetos de maior escala são destacados como elementos essenciais para o papel das comunidades de energia na transição energética, apelando à comunidade europeia, governos locais e autarquias para estes desígnios.

Assim, o manifesto pede aos candidatos e aos respetivos partidos políticos a sua concordância quanto à necessidade de a União Europeia (UE) assegurar a transposição, aplicação e execução plenas e efetivas das diretivas da UE e desenvolver uma estratégia sobre a forma como diferentes ações comunitárias e nacionais podem apoiar o desenvolvimento de comunidades energéticas, garantindo que as mesmas são apoiadas.

O manifesto apela ainda que os candidatos e partidos se manifestem no sentido de incentivar a inclusão nas comunidades energéticas e apoiar o seu papel, assegurando que possam transmitir os benefícios da produção local de energias renováveis aos seus membros, promovendo a colaboração entre municípios e comunidades de energia, e ainda apoiando estas a participar em projetos de maior dimensão.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.