COP29: os objetivos de Portugal na Cimeira do Clima
ambiente

COP29: os objetivos de Portugal na Cimeira do Clima

Portugal participa na 29.ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas (COP29), em Baku, no Azerbaijão, que começou esta segunda-feira, e termina a 22 de novembro.

A delegação portuguesa será presidida pela ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho.

Ao longo de nove dias, o Pavilhão de Portugal irá receber 55 iniciativas, incluindo conferências, apresentações e debates, com a participação de diversos setores da sociedade, como a administração local, ONG e empresas. O pavilhão contará ainda com iniciativas conjuntas com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e com representantes das instituições europeias.

“Os objetivos de Portugal para a COP29, alinhados com as prioridades da União Europeia, passam, em primeiro lugar, por aumentar os esforços dos países para cumprir o Acordo de Paris e limitar o aumento da temperatura global a 1,5aC. Para isso, é crucial elevar a ambição sobre o Novo Objetivo Coletivo Quantificado (NCQG) para o financiamento da luta contra as alterações climáticas, que se encontra fixado nos 100 mil milhões dólares por ano”, explica o ministério do Ambiente e Energia, em comunicado.

Ao mesmo tempo, vinca a tutela, “é da maior importância ampliar a base de doadores, ou seja, quem contribui para o financiamento, não só aos países desenvolvidos, mas também aos países em desenvolvimento com maior PIB e nível de emissões per capita”. Outro dos objetivos passa por garantir que o financiamento público “constitui uma componente central, devendo ser complementado com mais investimento privado, incluindo fontes inovadoras de financiamento”.

O evento de inauguração do Pavilhão de Portugal está marcado para dia 12 de novembro, às 15h30, e contará com a intervenção de Maria da Graça Carvalho, bem como a participação das entidades que integram a comitiva portuguesa.

O Pavilhão de Portugal tem como mote 'Investing in a Greener Future Together: It’s Worth it' - 'Investir juntos num futuro mais verde: Vale a pena', focado em sete áreas: Ação Climática, Energia, Água, Eficiência de Recursos, Biodiversidade, Cooperação Internacional e Pessoas.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.