
Corticeira Amorim instala mais de 25 mil painéis solares em seis das suas unidades industriais
A Corticeira Amorim instalou, através de uma parceria com a Helexia, 25 446 painéis solares em seis das suas unidades industriais para autoconsumo, o que se traduz numa potência total instalada de 14,5 MWp e permitirá a produção anual de 19 GWh de energia limpa por ano, foi anunciado em comunicado.
Este volume de energia limpa evitará, anualmente, a emissão de 9 mil toneladas de CO2, o equivalente à plantação de 229 mil árvores ou ao fornecimento de energia a 3801 lares.
A Helexia ficará ainda responsável pela monitorização e manutenção das centrais.
A aposta do Grupo Amorim na descarbonização da sua atividade, inclui a Ewen, uma empresa do Grupo Helexia, que já colabora com a Corticeira Amorim há 18 anos: "Ao longo desta parceria, foram executados mais de 360 projetos de eficiência energética e descarbonização, que resultaram na poupança anual de mais de 4 milhões de euros, que evitaram a emissão de mais de 15 mil toneladas de CO2 por ano", pode ler-se na nota de imprensa.
Segundo António Rios de Amorim, Presidente e CEO a da Corticeira Amorim até final de 2024 a empresa terá instalados cerca de 24 MWp, com recurso a mais de 40 mil painéis solares colocados nas coberturas das fábricas.
Em 2023, a Corticeira Amorim registou uma redução de 9,1% no consumo de energia, aumentou a utilização de energia renovável controlada para 68,3% e diminuiu as emissões de CO2eq em 8,8%.