Crescimento das renováveis exige duplicação da flexibilidade no sistema elétrico europeu

Crescimento das renováveis exige duplicação da flexibilidade no sistema elétrico europeu

A ACER - Agência de Cooperação dos Reguladores de Energia e a Agência Europeia do Ambiente publicaram um relatório conjunto sobre soluções de flexibilidade do sistema elétrico da União Europeia (UE), informou a ERSE- Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos no seu site.

De acordo com esse relatório, a flexibilidade no sistema elétrico da UE necessita de quase duplicar até 2030, em comparação com os níveis atuais, para poder acompanhar o crescimento das fontes de eletricidade renováveis intermitentes.

"As interligações elétricas e a participação da procura são fundamentais na oferta de soluções de flexibilidade", escreve a ERSE. E continuou: "Este relatório aponta para a mais valia de uma maior colaboração entre os Estados-Membros, tanto para necessidades de flexibilidade em escalas de tempo mais curtas (por exemplo, através de uma melhor resposta à procura) como para escalas de tempo mais longas, por exemplo, através do reforço das interligações".

"A participação da procura, para além de promover a redução das faturas dos consumidores, proporciona a flexibilidade necessária ao sistema elétrico da UE, facilitando assim a incorporação no sistema das energias renováveis ​​e apoiando a segurança do aprovisionamento energético da Europa. No entanto, apesar do número crescente de projetos-piloto dedicados à ativação do lado da procura, ainda persistem inúmeras barreiras que inibem o crescimento dessa participação em maior escala."

O Presidente da ERSE, Pedro Verdelho, considera que este relatório da ACER-EEA sobre Soluções de Flexibilidade para apoiar a descarbonização e a segurança do sistema elétrico europeu identifica um conjunto de boas práticas, representando uma ferramenta importante para orientar a atividade regulatória na descoberta da oferta de soluções de flexibilidade tão necessárias num sistema energético cada vez mais baseado em fontes de energia renovável.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.