
Criado em Portugal o primeiro Centro de Sobrevivência das Espécies
O Zoomarine Portugal e a Comissão de Sobrevivência de Espécies (Species Survival Comission-CSS) da União Internacional para a Conservação da Natureza (International Union for Conservation of Nature - IUCN) acabam de criar o primeiro Centro de Sobrevivência das Espécies focado na Mudança Comportamento (CSS Behaviour Change) em Portugal.
Esta parceria “representa um avanço significativo na aplicação das ciências comportamentais para melhorar a eficácia dos esforços globais de conservação”, referem as duas entidades, em comunicado.
O principal objetivo do CSS Behaviour Change IUCN-Zoomarine é criar um hub na Europa que ligue profissionais da conservação, investigadores e decisores políticos que promovam abordagens de mudança de comportamento para enfrentar os desafios críticos da biodiversidade. Ao promover a colaboração entre disciplinas e setores, o Centro pretende acelerar a integração das ciências comportamentais na prática da conservação e no desenvolvimento de políticas a nível mundial.
Através de parcerias formais com autoridades locais e nacionais, bem como com instituições internacionais, o Centro dará prioridade a intervenções de mudança de comportamento para a conservação da fauna marinha, criando coligações e competências para fazer avançar estas abordagens nos instrumentos de política ambiental em toda a Europa.
"Reconhecemos que o futuro da conservação está na intersecção das dimensões ecológica e humana”, refere João Neves, Diretor de Ciência e Conservação do Zoomarine Portugal, citado em comunicado.
E acrescenta que “este Centro pioneiro permite-nos testar e implementar estratégias de conservação do século XXI que abordam a origem das causas da perda de biodiversidade. Ao compreender e influenciar o comportamento humano, estamos a desenvolver soluções que beneficiam tanto as pessoas como a natureza, criando um modelo que pode ser adaptado a nível mundial", remata.