Desconhecimento das infraestruturas gera piores resultados na gestão da água

O índice de conhecimento das infraestruturas na gestão da água está diretamente relacionado com o melhor ou pior desempenho das entidades gestoras, nomeadamente em indicadores que representam problemas crónicos no setor, como as perdas de água ou a água não faturada:  “Os municípios que apresentam, no fundo, percentagens de água não faturada ou volumes de perdas reais mais elevados, são municípios que conhecem pior as infraestruturas que gerem”, esclareceu Vera Eiró, Presidente da ERSAR – Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos.

Por isso, de acordo com Vera Eiró, a medição é importante para combater os as perdas de água e a água não faturada, que têm um custo ambiental muito elevado, não apenas se tivermos em conta cenários de escassez, mas ainda em termos financeiros e energéticos, alerta.

A presidente da ERSAR foi oradora do painel VI – ‘Maximizar a eficiência hídrica', da 19.ª Expo Conferência da Água, que arrancou esta quinta-feira, 28 de novembro.

O painel teve ainda como oradores Eduardo Marques, Presidente da Associação das Empresas Portuguesas para o Setor do Ambiente (AEPSA); Miguel Lemos, Presidente do Conselho de Administração da Águas de Gaia; José Coimbra, Coordenador de Águas e Saneamento da APIN EIM; e Helena Alegre, Diretora do Departamento de Hidráulica e Ambiente no LNEC.

A moderação ficou a cargo de Leonor Amaral, Professora da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

A 19.ª Expo Conferência da Água é uma iniciativa integrada na Semana de Ambiente, organizada pelo Grupo About Media e pelo Jornal Água&Ambiente, que decorre esta quinta e sexta-feira, dias 28 e 29 de novembro. Da edição deste ano fazem ainda parte o 12.º Fórum Energia, que teve lugar nos dias 26 e 27 de novembro, e o 18.º Fórum Resíduos, que encerra a Semana de Ambiente nos dias 2 e 3 de dezembro.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.