
Dezassete entidades gestoras de abastecimento de água recebem selos de qualidade de serviço
No âmbito dos Prémios de Qualidade de Serviço em Águas e Resíduos é atribuído pela primeira vez, em 2014, o selo de “Qualidade de Serviço de Abastecimento Público de Água”, distinguindo 17 entidades gestoras. A cerimónia pública de entrega dos selos, presidida pelo ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva, realizou-se hoje, em Lisboa, no âmbito da 9ª Expo Conferência da Água.
Para ganhar este selo, os operadores têm de cumprir um conjunto de critérios cumulativos, de acordo com o regulamento publicado no site da ERSAR, a saber: 100 por cento de avaliação dos indicadores aplicáveis; 100 por cento de avaliação satisfatória dos indicadores de qualidade de serviço aplicáveis relativos à adequação da interface com o consumidor e à sustentabilidade ambiental; um mínimo de 80 por cento de avaliação satisfatória da totalidade de indicadores de qualidade de serviço aplicáveis; e um mínimo de 50 pontos no índice de conhecimento infraestrutural e de gestão patrimonial.
Adicionalmente à aplicação dos critérios definidos para cada um dos diferentes selos de qualidade do serviço, o júri pode excluir as entidades que, em sua opinião, revelem práticas ou desempenhos considerados “gravosos”.
Os Prémios e Selos de Qualidade de Serviço em Águas e Resíduos resultam de uma parceria entre a ERSAR e o jornal Água&Ambiente, que conta com a colaboração da Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), da Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental (APESB) e da Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH) – e do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) e tem como objectivo “identificar, premiar e divulgar casos portugueses de referência relativos à qualidade dos serviços de abastecimento público de água, saneamento de águas residuais urbanas e gestão de resíduos urbanos, contribuindo para a melhoria da qualidade do serviço prestado aos cidadãos”.
O júri é composto por representantes das entidades organizadoras e parceiras: Jaime Melo Baptista, presidente da ERSAR (que preside), Maria João Rosa, do LNEC, José Manita Vaz, da APDA, Graça Lopes, da APESB e Luís Mesquita David, da APRH e Joana Filipe, do jornal Água&Ambiente.
Os operadores a quem é atribuído um selo de qualidade, recebem um certificado e o direito de usar essa imagem, através da sua utilização na sua imagem institucional.
Foram agraciadas as seguintes entidades:
Águas da Azambuja
Águas da Figueira
Águas de Coimbra
Águas de Mafra
Águas de Valongo
Águas do Centro
Águas do Lena
Águas do Planalto
Águas do Porto
Águas do Vouga
Águas do Zêzere e Côa
Aquamaior
Cartágua
EAmb - Esposende Ambiente
EMAS de Beja
Luságua Alcanena - Gestão de Águas
SMAS de Tomar