
DGEG divulga resultados do leilão de gases renováveis
A 12 de fevereiro foram divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) os resultados do primeiro leilão eletrónico para a compra centralizada de biometano e hidrogénio produzido por eletrólise a partir da água, com recurso a eletricidade com origem em fontes de energia renovável. Recorde-se que o Água&Ambiente Online já tinha noticiado estes resultados a 23 de janeiro.
No despacho assinado pelo Diretor-Geral de Energia e Geologia, Paulo Carmona, pode ler-se que no caso do biometano registou-se uma única candidatura (da Dourogás Renovável) que assegurou a adjudicação de 1990 MW/h/ano ao preço de 62€/MWh (megawatts hora).
Segundo a nota da DGEG, e como o Água&Ambiente Online já tinha noticiado, no caso do biometano, por ter sido apresentada apenas uma candidatura, o leilão não foi realizado e a candidatura apresentada foi admitida para a fase de atribuição do procedimento.
Já nos dois sublotes de hidrogénio renovável foram adjudicadas 119280 MW/h/ano de hidrogénio renovável ao preço de 127€/MWh, num universo de sete empresas.