Ecopontos inteligentes: AHRESP e Ecoceno firmam parceria
resíduos

Ecopontos inteligentes: AHRESP e Ecoceno firmam parceria

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) firmou uma parceria com a Ecoceno, empresa de embalagens descartáveis para reutilizáveis no setor alimentar.

A iniciativa inclui a instalação de ecopontos inteligentes, localizados em pontos estratégicos de Portugal, que permitirão a devolução de embalagens reutilizáveis de forma rápida e conveniente. Os consumidores que devolverem as embalagens serão reembolsados, instantaneamente, através de um sistema contactless para cartões de débito/crédito.

Os primeiros ecopontos serão instalados já este mês, em Lisboa, oferecendo um modelo prático e replicável por todo país.

Esta colaboração visa apoiar os operadores dos setores da restauração e similares e, também, do alojamento turístico com restauração, na adoção de soluções mais sustentáveis, em conformidade com a legislação europeia que previsivelmente entrará em vigor em Portugal já em julho de 2025.

A nova legislação tornará obrigatório estabelecimentos que fornecerem refeições prontas para consumo, disponibilizem alternativas reutilizáveis, oferecendo sistemas de incentivo à devolução das embalagens. Segundo as duas entidades, a parceria “responde a este desafio, promovendo práticas alinhadas com as metas nacionais e europeias, no âmbito da transição para uma economia circular”.

Ana Jacinto, secretária-geral da AHRESP, explica em comunicado que “a parceria com a Ecoceno é mais um exemplo do nosso compromisso em apoiar a restauração e o alojamento turístico na implementação de práticas sustentáveis que beneficiam tanto os operadores quanto o ambiente. Esta colaboração não só reforça a nossa missão de modernizar estes setores, como também facilita a transição para soluções eficientes”.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.