
EDIA lança concurso para construção do Circuito Hidráulico da Vidigueira
A EDIA - Empresa de Desenvolvimento e Infra Estruturas do Alqueva acaba de lançar o concurso público para construção do Circuito Hidráulico da Vidigueira e respetivo bloco de rega, no valor de cerca de 14,8 milhões de euros.
O projeto beneficiará uma área total de rega de cerca de 2190 ha, em duas áreas distintas - uma a oeste, na zona de Vila Alva, e outra a Este, na zona de Vidigueira.
O prazo de execução do contrato é de 18 meses.
A iniciativa teve como base um Projeto de Resolução do Partido Comunista Português, de 2023, que recomendou ao Governo a construção do Circuito Hidráulico de Vidigueira e respetivo bloco de rega.
“O concelho de Cuba está inserido na região vitivinícola da Vidigueira, sendo que nas freguesias de Vila Alva e Vila Ruiva, existe uma importante área de vinha, constituída na sua maioria por vinhas novas, bem tratadas, com boa capacidade produtiva, não obstante os agricultores enfrentarem grandes dificuldades no acesso à água. A expansão do empreendimento de fins múltiplos de Alqueva (EFMA) e, em particular no Bloco da Vidigueira, representa para os agricultores, onde se integra a referida área das Freguesias de Vila Alva e Vila Ruiva, uma oportunidade de melhoria das condições de produção. Este projecto beneficiará um elevado número de pequenas explorações que com ele conseguirão o acesso à água, permitindo valorizar os investimentos já feitos na sua lavoura, melhorando os níveis de produção, os seus rendimentos e contribuindo para a inversão da tendência associada à desertificação do mundo rural e do abandono de terras”, pode ler-se no texto do Projeto de Resolução do PCP.