
EDP anuncia investimento de 1,6 mil milhões de euros até 2030 em redes elétricas
A EDP anunciou que a sua subsidiária E-Redes, responsável pela distribuição de eletricidade em Portugal, irá alocar 20% de um investimento total de 1,6 mil milhões de euros para o reforço das redes elétricas até 2030, noticiou a agência Lusa.
Durante a apresentação dos resultados do primeiro trimestre, o presidente executivo da EDP, Miguel Stilwell d`Andrade, garantiu que o impacto nas tarifas será "imaterial", com um aumento estimado de apenas 0,7% nas faturas de eletricidade até 2030.
Este investimento visa principalmente a modernização das infraestruturas, com 45% do valor a ser destinado à modernização das redes, 15% à digitalização e 20% à eletrificação e descarbonização. Segundo Miguel Stilwell d`Andrade, a medida é crucial para garantir a fiabilidade das redes e suportar a crescente incorporação de energia renovável. "Estamos a falar de um aumento acumulado de 0,7% nas tarifas da eletricidade, que é absolutamente irrelevante no contexto do custo dos sistemas", afirmou o responsável.
Além disso, o plano de investimentos foi recentemente aprovado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), sem cortes no valor proposto, o que, segundo o líder da EDP, é uma "boa notícia" para o setor. O impacto nas tarifas, segundo o regulador, será praticamente nulo, apesar do grande aumento do investimento.
Por fim, Miguel Stilwell d`Andrade destacou que, embora o cenário em Portugal seja favorável, as condições de investimento em Espanha precisam de melhorias, nomeadamente no que respeita ao retorno sobre os ativos e à atualização à inflação.