
EDP inicia construção do primeiro projeto de armazenamento autónomo na Europa
A EDP, através da EDP Renováveis, iniciou a construção do seu primeiro projeto de armazenamento de energia em baterias (BESS) autónomo na Europa.
Segundo a empresa, o projeto ‘Harrington Franklin’ contribuirá para a rede britânica com uma capacidade de 50 MW, “o que equivale a 100 MWh de produção de energia ou 2 horas de armazenamento”.
Este projeto, que deverá estar totalmente operacional em 2025, “desempenhará um papel crucial para melhorar a flexibilidade da rede e na otimização do equilíbrio entre oferta e procura de energia. Ao permitir o uso eficiente da energia renovável gerada no país, abre caminho para um sistema mais sustentável e fiável”, adianta a EDP, em comunicado.
"O armazenamento terá um papel fundamental no futuro da energia renovável e na EDP estamos orgulhosos de investir nesta área-chave do setor. O projeto Harrington Franklin é um exemplo claro tanto da nossa ambição como da nossa capacidade de desenvolver sistemas de armazenamento que apoiam a flexibilidade da rede e ajudam a impulsionar a transição energética na Europa", destaca Duarte Bello, responsável da EDP para a Europa.
Além de Harrington Franklin, a EDP também garantiu outro projeto de armazenamento de 50 MW no Reino Unido e de 36 MW em Espanha e assegurou recentemente subsídios para desenvolver um portefólio adicional de 141 MW em Espanha e Portugal.
A empresa tem ainda projetos de armazenamento noutras geografias, como os Estados Unidos, onde anunciou um acordo para adicionar 200 MW de armazenamento de energia à rede do Arizona através do projeto ‘Flatland Energy Storage’, um sistema de baterias de iões de lítio de 200 MW/800 MWh que deverá entrar em operação em 2025.