
EGF CRIA LINHA DA RECICLAGEM
LINHA DA RECICLAGEM
Quando pensamos em reciclar, surgem muitas dúvidas para as quais nem sempre temos respostas imediatas. Sensibilizar o cidadão sobre as suas atitudes diárias e alterar comportamentos, é uma responsabilidade para garantir a sustentabilidade das gerações futuras. A Linha da Reciclagem é um serviço multiplataforma de atendimento PÚBLICO, GRATUITO e NACIONAL que foi criado para dar respostas eficazes ao cidadão, nomeadamente para responder a dúvidas, pedidos de informação, sugestões, reclamações, elogios e pedidos de serviço relacionados com a recolha e tratamento de resíduos urbanos.
O cidadão procura ajuda
Em Portugal, não existia um número gratuito que esclarecesse o cidadão sobre os mais variados temas sobre reciclagem. O cidadão precisa de ajuda, tem materiais para reciclar e não sabe onde entregar, vê ecopontos cheios e quer reclamar. Para colmatar essa necessidade, foi criada a Linha da Reciclagem que pretende ser o 112 dos resíduos, à escala nacional e com tecnologia inovadora - um serviço de atendimento ao cidadão, com uma forte componente social, onde prevalece a escuta ativa. Quem liga para o serviço da Linha da Reciclagem, é bem atendido e haverá sempre alguém que o vai ajudar a resolver a situação.
Esta linha de atendimento é também a porta de entrada do serviço de recolha no Grupo EGF, centralizando os pontos de contacto: telefone, website e email. A uniformização dos canais de contacto também permite a criação de sinergias, maior coerência das mensagens (e consequente redução de erros) e uma maior eficiência nas respostas. Em suma, este serviço permite ter um único número, um único website e respostas mais eficazes.
Como funciona?
Os cidadãos podem contactar a Linha da Reciclagem através de telefone Gratuito: 800 911 40, Email: atendimento@linhadareciclagem.pt, Website: www.linhadareciclagem.pt ou pelas redes sociais no Facebook, Linkedin e Instagram.
A Linha da Reciclagem funciona de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 19h00, e do outro lado estão operadores experientes para ajudar com todas as dúvidas e questões para as quais precise de ajuda e que estejam relacionados com os resíduos e recursos que gerimos todos os dias. O serviço de atendimento telefónico não está disponível nos fins de semana nem nos feriados nacionais, mas o website tem muitas informações de acesso fácil para todos.
Um projeto que continua a crescer
A Linha da Reciclagem começou com 5 operadores em outubro de 2021 e migrou todos os serviços de atendimento das concessionárias EGF durante o ano de 2022. Em julho de 2023 já foram ultrapassados os 62.000 contactos e a equipa conta com 14 técnicos dedicados a 100% a todos os cidadãos que nos contactam, na certeza de que vão à procura da melhor resposta possível para os problemas e dúvidas que existem no dia a dia. Atualmente está em desenvolvimento uma app da Linha da Reciclagem, que irá permitir um maior contacto com o cidadão. Muito em breve, estará disponível um chatbot de atendimento e, em 2023, ligações entre plataformas que vão permitir uma maior interação com as equipas de recolha de resíduos sempre que existir um problema no terreno para resolver.