Electrão reciclou mais 14% de pilhas portáteis em 2022

Electrão reciclou mais 14% de pilhas portáteis em 2022

O Electrão recolheu e encaminhou para reciclagem mais de 282 toneladas de pilhas e baterias portáteis em 2022, o que representa um aumento de 14% face ao ano anterior, revelou esta terça-feira em comunicado a entidade gestora.

Segundo a nota de imprensa, em 2021 tinham sido reunidas 248 toneladas de pilhas e baterias portáteis, número que subiu para 282 toneladas em 2022.  No total, entre pilhas e baterias, portáteis e industriais, foram recolhidas 644 toneladas.

As pilhas portáteis mais comuns, as alcalinas ou de zinco carbono, foram recolhidas em maior quantidade (168 toneladas). O sistema de reciclagem de pilhas gerido pelo Electrão recolheu e reencaminhou também para reciclagem quantidades significativas de pilhas de níquel cádmio (55 toneladas), chumbo-ácido (25 toneladas) e iões de lítio (19 toneladas), entre outras.

“Muitos destes equipamentos, de pequena dimensão, mas com componentes nocivos, acabam muitas vezes por ser depositados no lixo indiferenciado, inviabilizando por completo o processo de reciclagem e com graves impactos negativos na saúde humana e no ambiente”, alerta o CEO do Electrão, Pedro Nazareth.

O número de locais de recolha de pilhas e baterias usadas teve em 2022 um crescimento de 11% face ao ano anterior, existindo atualmente 6152 locais disponibilizados pelo Electrão, onde podem ser depositadas pilhas e baterias usadas. 

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.