Emissões de gases com efeito de estufa na economia da UE diminuem 0,6% no terceiro trimestre de 2024
ambiente

Emissões de gases com efeito de estufa na economia da UE diminuem 0,6% no terceiro trimestre de 2024

No terceiro trimestre de 2024, as emissões de gases com efeito de estufa da economia da União Europeia (UE) foram estimadas em 767 milhões de toneladas de equivalente de CO2 (CO2-eq), uma diminuição de 0,6% em comparação com o mesmo trimestre de 2023 (772 milhões de toneladas de CO2-eq).

O produto interno bruto (PIB) da UE registou um aumento de 1,3% no terceiro trimestre de 2024, em comparação com o mesmo trimestre de 2023. Os dados foram publicados pelo Eurostat.

Os setores económicos responsáveis pelas maiores reduções entre os trimestres foram o fornecimento de eletricidade e gás (-6,7%) e os transportes e armazenamento (-0,9%).

No terceiro trimestre de 2024, foi estimada uma diminuição das emissões de gases com efeito de estufa em 16 países da UE, em comparação com o mesmo trimestre de 2023.

As maiores reduções de gases com efeito de estufa foram estimadas para a Áustria (-7,8%), Hungria (-3,3%) e Dinamarca (-2,8%).

Destes 16 países da UE, quatro registaram um declínio no seu PIB (Hungria, Áustria, Estónia e Roménia). Estima-se que os outros 12 países da UE (Malta, Croácia, Espanha, Dinamarca, Chéquia, Portugal, França, Países Baixos, Polónia, Bélgica, Finlândia e Alemanha) tenham diminuído as emissões e aumentado o seu PIB.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.