Emissões de gases com efeito de estufa recuam 4% na União Europeia no 4º trimestre de 2022
ambiente

Emissões de gases com efeito de estufa recuam 4% na União Europeia no 4º trimestre de 2022

As emissões de gases com efeito de estufa (GEE) na União Europeia (EU) recuaram 4% no quarto trimestre de 2022 para as 938 milhões de toneladas de CO2 equivalente, face ao mesmo período de 2021, divulgou esta segunda-feira o Eurostat.

De acordo com os dados do gabinete estatístico da UE, o recuo das emissões de GEE foi acompanhado por uma recuperação económica, espelhada na subida homóloga de 1,5% do produto interno bruto (PIB) do bloco nos últimos três meses de 2022.

Entre outubro e dezembro de 2022, os setores económicos responsáveis pela maioria das emissões de GEE foram a indústria transformadora e as famílias (21% cada), seguindo-se o da eletricidade e gás (20%), agricultura (13%), transporte e armazenamento (11%).

Um total de 23 Estados-membros viram as suas emissões de GEE recuar, mas a Irlanda (12,3%), a Letónia (6,8%), Malta (6,4%) e Dinamarca (1,9%) registaram subidas.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.