Empresas de tratamento de resíduos especiais criam associação para resolver problemas do setor
Sete empresas de tratamento de resíduos especiais anunciaram a criação de uma associação para resolver os problemas do setor: a nova instituição CÍRCULO – Associação pela Circularidade de Resíduos Especiais, “pretende conceder prioridade à Agenda dos Resíduos Especiais e à promoção de uma economia circular”, num setor que “tem os objetivos europeus em risco de incumprimento”.
São empresas fundadoras da associação a INTERECYCLING – Sociedade de Reciclagem; a EGEO – Tecnologia e Ambiente; a ECODEAL – Gestão Integral de Resíduos Industriais; a AVE – Gestão Ambiental e Valorização Energética; a ECO-OIL – Tratamento de Águas Contaminadas; a CORREIA & CORREIA – Gestão de Resíduos; e a CARMONA – Sociedade de Limpeza e Tratamento de Combustíveis.
Segundo foi referido em comunicado, a associação está aberta à participação de todas as empresas que atuem nas diversas fileiras e tipologias de resíduos especiais. A missão e objetivos da Círculo passam pela promoção da gestão adequada e sustentável dos resíduos especiais, com foco na circularidade e no reforço da cadeia de valor, contribuindo para a utilização eficiente dos recursos e para a recuperação de matérias-primas secundárias, incluindo matérias-primas críticas, reduzindo desta forma a dependência de recursos naturais escassos. A associação defende uma rigorosa segregação dos resíduos e uma gestão adequada dos mesmos, assegurando a redução da perigosidade desses materiais por meio de técnicas adequadas de tratamento e destino final e aposta na criação de condições para que estes desafios sejam encarados como oportunidades para o surgimento de novos negócios, com incremento de valor. Os membros da associação defendem ainda um ambiente regulatório transparente e equitativo, estável e previsível que promova a concorrência e as regras do mercado interno e favoreça o cumprimento dos princípios de gestão de resíduos das instâncias comunitárias, assegurando o cumprimento e a compliance. Prentendem ainda, através de parcerias e sinergias industriais, contribuir para a transição para uma economia de baixo carbono e ambicionam ser um parceiro de referência na gestão dos resíduos especiais, colaborando com o governo, entidades nacionais e internacionais, agentes políticos, ONGs e sociedade civil.
A Direção da nova associação terá como Presidente Ricardo Vidal (Interecycling), sendo os restantes lugares ocupados por Filipe Serzedelo (EGEO), Manuel Simões (ECODEAL) e Luís Realista (AVE). Francisco Quintela (Eco-Oil) será o Presidente da Mesa da Assembleia Geral, que contará com Vitor Carmona (Carmona, SA) como Vice-Presidente e Mathieu Gerardin (EGEO) como Secretário. O Conselho Fiscal será presidido por Luís Manuel Antunes Martins (TOC).