Empresas de tratamento de resíduos especiais criam associação para resolver problemas do setor

Empresas de tratamento de resíduos especiais criam associação para resolver problemas do setor

Sete empresas de tratamento de resíduos especiais anunciaram a criação de uma associação para resolver os problemas do setor: a nova instituição CÍRCULO – Associação pela Circularidade de Resíduos Especiais, “pretende conceder prioridade à Agenda dos Resíduos Especiais e à promoção de uma economia circular”, num setor que “tem os objetivos europeus em risco de incumprimento”.

São empresas fundadoras da associação a INTERECYCLING – Sociedade de Reciclagem; a EGEO – Tecnologia e Ambiente; a ECODEAL – Gestão Integral de Resíduos Industriais; a AVE – Gestão Ambiental e Valorização Energética; a ECO-OIL – Tratamento de Águas Contaminadas; a CORREIA & CORREIA – Gestão de Resíduos; e a CARMONA – Sociedade de Limpeza e Tratamento de Combustíveis.

Segundo foi referido em comunicado, a associação está aberta à participação de todas as empresas que atuem nas diversas fileiras e tipologias de resíduos especiais. A missão e objetivos da Círculo passam pela promoção da gestão adequada e sustentável dos resíduos especiais, com foco na circularidade e no reforço da cadeia de valor, contribuindo para a utilização eficiente dos recursos e para a recuperação de matérias-primas secundárias, incluindo matérias-primas críticas, reduzindo desta forma a dependência de recursos naturais escassos. A associação defende uma rigorosa segregação dos resíduos e uma gestão adequada dos mesmos, assegurando a redução da perigosidade desses materiais por meio de técnicas adequadas de tratamento e destino final e aposta na criação de condições para que estes desafios sejam encarados como oportunidades para o surgimento de novos negócios, com incremento de valor. Os membros da associação defendem ainda um ambiente regulatório transparente e equitativo, estável e previsível que promova a concorrência e as regras do mercado interno e favoreça o cumprimento dos princípios de gestão de resíduos das instâncias comunitárias, assegurando o cumprimento e a compliance. Prentendem ainda, através de parcerias e sinergias industriais, contribuir para a transição para uma economia de baixo carbono e ambicionam ser um parceiro de referência na gestão dos resíduos especiais, colaborando com o governo, entidades nacionais e internacionais, agentes políticos, ONGs e sociedade civil.

A Direção da nova associação terá como Presidente Ricardo Vidal (Interecycling), sendo os restantes lugares ocupados por Filipe Serzedelo (EGEO), Manuel Simões (ECODEAL) e Luís Realista (AVE). Francisco Quintela (Eco-Oil) será o Presidente da Mesa da Assembleia Geral, que contará com Vitor Carmona (Carmona, SA) como Vice-Presidente e Mathieu Gerardin (EGEO) como Secretário. O Conselho Fiscal será presidido por Luís Manuel Antunes Martins (TOC).

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.