Empresas europeias juntam-se para acelerar a descarbonização através do Corredor de Hidrogénio do Sudoeste

Empresas europeias juntam-se para acelerar a descarbonização através do Corredor de Hidrogénio do Sudoeste

Várias empresas juntaram-se numa Aliança pelo Corredor de Hidrogénio H2med do Sudoeste, juntando países como França, Alemanha, Portugal e Espanha.

O objetivo passa por reforçar o estabelecimento de bases para a criação do mercado único de hidrogénio, bem como a criação de ligações de projetos de produção, armazenamento e consumo de hidrogénio.

Esta iniciativa procura acelerar a descarbonização de territórios industriais, através da implementação do Corredor de Hidrogénio H2med do Sudoeste no início da próxima década, com o objetivo de impulsionar uma forte cadeia de valor do hidrogénio europeu.

A Aliança foi anunciada durante o evento ‘Scaling UpGreen Hydrogen for Domestic Use and Export', realizado na embaixada da Alemanha em Madrid, e contou com a presença de governantes e responsáveis como Stefan Wenzel, secretário de Estado Parlamentar para o Ministro dos Negócios Estrangeiros e da Ação Climática alemão, Joan Groizard Payeras, secretário de Estado da Energia espanhol, João Mira-Gomes, embaixador de Portugal em Espanha e Maria Margarete Gosse, embaixadora da Alemanha em Espanha.

“Este esforço conjunto, transversal, multirregional e multissetorial, será essencial para criar uma base sólida que irá potenciar a oferta e procura de hidrogénio, e criará condições mais favoráveis para o desenvolvimento de projetos estratégicos”, realçam os promotores, citados em comunicado. 

Através desta Aliança, os seus participantes vão desenvolver uma estrutura de cooperação comum, contribuindo para o desenvolvimento do Corredor de Hidrogénio do Sudoeste, que consiste principalmente nos projetos de gasodutos H2med, HY-FEN (ligação Sul-Norte da GRTgaz para o hidrogénio) e HySoW, os pilares português e espanhol, em ligação com os gasodutos da OGE que fazem parte da rede principal alemã de hidrogénio, reconhecidos (ou candidatos) como projetos de interesse comum (PCI) pela União Europeia.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.