Época balnear 2025: programa ‘Praia Acessível’ abre candidaturas
ambiente

Época balnear 2025: programa ‘Praia Acessível’ abre candidaturas

Está a decorrer até 31 de março de 2025 o período de candidaturas ao Programa ‘Praia Acessível – Praia para Todos!’ referente à época balnear de 2025.

Este programa, que se desenvolve no terreno desde 2005, através de uma parceria entre o Instituto Nacional para a Reabilitação, a Agência Portuguesa do Ambiente e o Turismo de Portugal, tem por objetivo tornar acessíveis e cada vez mais inclusivas, o maior número possível de praias portuguesas, visando garantir equidade, segurança, conforto, dignidade a todos os que visitem estes importantes espaços públicos de lazer, incluindo as pessoas com deficiência e limitações de mobilidade. 

As candidaturas de zonas balneares ao galardão devem ser remetidas pelas respetivas entidades, com competência na gestão das zonas balneares no território continental, às Administrações Regionais Hidrográficas da Agência Portuguesa do Ambiente a que estejam afetas; nas Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores, à Direção Regional do Ambiente e Mar e à Direção Regional de Políticas Marítimas.

Em 2024, foram galardoadas 244 zonas balneares, das quais 182 costeiras e 62 interiores - ou seja, cerca de 37% do total de praias oficialmente classificadas como águas balneares -, com a seguinte distribuição geográfica: 220 no continente, 17 nos Açores e 7 na Madeira.

Cerca de 85% destas praias disponibilizaram já equipamento para apoio ao banho e ao passeio à beira-mar de pessoas com mobilidade condicionada, frequentemente com apoio especializado, indica uma nota do Instituto Nacional para a Reabilitação.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.