ERSE aprova metodologia para aferir preços de referência da tarifa de uso da rede de transporte de gás
A ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos aprovou a metodologia que permite determinar os preços de referência da tarifa de uso da rede de transporte de gás, de acordo com uma diretiva publicada esta quarta-feira em Diário da República.
Como dita a Comissão Europeia, cabe à ERSE realizar consultas públicas periódicas relativas à metodologia de preços de referência.
A consulta pública, para aferir a nova metodologia, contou com a avaliação da Agência da União Europeia de Cooperação dos Reguladores da Energia (ACER).
Como nota o texto da diretiva, na página da Internet do regulador é disponibilizado o modelo tarifário simplificado para permitir aos utilizadores da rede o cálculo das tarifas de transporte para o próximo período tarifário e uma estimativa da sua possível evolução para além desse período.
As novas metodologias de cáculo entram em vigor esta quinta-feira - dia seguinte à sua publicação em Diário da República -, produzindo efeitos com o início do período tarifário definido nos termos do Regulamento Tarifário do setor do gás, referente ao ano gás 2024-2025.