ERSE aprova projetos-piloto de comunidades de energia promovidos pela Cleanwatts e pela Galp

ERSE aprova projetos-piloto de comunidades de energia promovidos pela Cleanwatts e pela Galp

A ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos atribuiu a classificação de projeto-piloto, no âmbito de projetos de autoconsumo e de comunidades de energia renovável, aos projetos CER Cleanwatts Living Lab e Comunidade de Energia Renovável de Caxias, promovidos pela Cleanwatts e pela Galp, respetivamente, anunciou o regulador.

Esta decisão eleva para seis o número de projetos-piloto de comunidades de energia, aprovados pela ERSE.

A CER Cleanwatts Living Lab envolve cinco áreas diferentes para partilha dinâmica de energia, em Coimbra, Condeixa-a-Nova e Anadia, e integra soluções de armazenamento, carregamento de veículos elétricos, controlo de cargas para gestão eficiente do consumo e mercados locais de energia.

A Comunidade de Energia Renovável de Caxias envolve a partilha dinâmica de energia e integra soluções de armazenamento, carregamento de veículos elétricos e eficiência energética.

Os projetos-piloto aprovados assumem o compromisso de partilha dos resultados obtidos com a sua implementação, contribuindo assim para acelerar o desenvolvimento do autoconsumo coletivo e das comunidades de energia.

Estes projetos passam também a fazer parte do projeto-piloto desenvolvido pela E‑REDES, para regras de partilha de energia no autoconsumo baseadas em algoritmos hierárquicos e na fixação dinâmica da partilha de energia.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.