
ERSE lança ferramenta interativa com informação sobre qualidade do serviço comercial
A ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos anunciou o lançamento de uma nova ferramenta interativa que disponibiliza informação estatística relativa à qualidade de serviço comercial prestada pelos comercializadores e operadores de rede de distribuição de eletricidade e gás natural.
Esta ferramenta interativa pode ser encontrada no portal da ERSE e, de acordo com o regulador, disponibiliza os principais dados de qualidade de serviço comercial dos operadores de rede de distribuição e dos comercializadores - como o atendimento telefónico e presencial, as reclamações e os pedidos de informação -, em séries históricas mais alargadas (vários anos) e mais curtas (trimestres), permitindo aos utilizadores fazer comparações entre empresas.
Permite ainda conhecer os valores dos indicadores de qualidade de serviço de forma mais imediata, incentivando assim as empresas dos setores da eletricidade e gás a melhorarem os seus desempenhos em termos da qualidade de serviço prestada ao cliente.
Na base desta informação está o relatório da Qualidade de Serviço Comercial, publicado anualmente pela ERSE, que retrata os níveis de desempenho dos operadores de rede de distribuição e dos comercializadores na prestação de serviços aos clientes, bem como a fiscalização do cumprimento das regras previstas no Regulamento da Qualidade de Serviço (RQS).
Com o lançamento desta ferramenta a ERSE "pretende assim ampliar o acesso à sua informação e continuar a promover ativamente a literacia energética dos consumidores".