
ERSE regista queda de 10% nas reclamações no 2º Trimestre
A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) informou esta quinta-feira ter recebido 4650 reclamações no segundo trimestre deste ano, o que representa uma diminuição de 10% em relação ao trimestre anterior e ao mesmo período do ano passado. O setor elétrico continua a ser o principal motivo das reclamações, com 81,2% do total, seguido pelo fornecimento dual de eletricidade e gás natural, com 11,4%.
Os três temas mais reclamados foram a faturação, práticas comerciais desleais e contrato de fornecimento, que juntos representaram 45,7% das reclamações apresentadas pelos consumidores no 2º trimestre. Os comercializadores e operadores de redes de distribuição de eletricidade e gás natural recebem reclamações através de diversos canais, incluindo atendimento presencial, telefónico e escrito.
Entre abril e junho, a ERSE recebeu 947 pedidos de intervenção na resolução de litígios, um aumento de 3% em relação ao trimestre anterior e ao período correspondente do ano passado. A maioria desses pedidos (84,2%) foi relacionada ao setor elétrico, com a faturação sendo o tema predominante.
O regulador tratou e respondeu a 96% desses processos em menos de 90 dias úteis, e em 39% dos casos, as pretensões dos consumidores foram total ou parcialmente atendidas. Em 22% dos casos, o regulador forneceu informações necessárias para esclarecer os consumidores.