Espreite os principais temas que vão animar o 3.º Fórum Biorresíduos
resíduos

Espreite os principais temas que vão animar o 3.º Fórum Biorresíduos

O 3.º Fórum Biorresíduos volta a marcar a agenda no próximo dia 5 de junho, reunindo os municípios e os sistemas de gestão de resíduos (SGRU), a par de decisores, especialistas e consultores num debate aberto e enriquecedor sobre o grande desafio da década: a recolha seletiva de biorresíduos.

Os projetos no terreno

O grande foco desta edição estará nos municípios, que estão na linha da frente deste enorme desígnio: vamos trazer exemplos inspiradores de municípios que, de norte a sul do país, estão a concretizar projetos no terreno e a entregar resultados, para que partilhem a sua experiência, com dados concretos, mas também identifiquem as dificuldades que ainda subsistem a uma generalização da recolha deste fluxo a todas as habitações. 

Identificar soluções e caminhos

Além disso, serão feitas apresentações específicas, propondo soluções e caminhos para alguns dos principais desafios com que se deparam os municípios que estão agora a dar os primeiros passos, desde a definição de uma boa estratégia de comunicação à alteração de contratos de recolha em vigor, passando pela implementação de modelos PAYT, entre muitos outros.

A recolha de biorresíduos a acontecer 

Os participantes do 3.º Fórum Biorresíduos terão também oportunidade de ficar com uma panorâmica global do que se passa no país, com base nos últimos dados disponíveis sobre o avanço da recolha deste fluxo, e perceber que investimentos se perspetivam nesta área, em alta e em baixa, ao longo da próxima década, para a concretização do PERSU 2030.

Valorização: composto ou digerido?

A valorização orgânica e energética dos biorresíduos recolhidos é outra paragem obrigatória e, este ano, vamos escrutinar o racional económico e ambiental da produção de composto ou digerido para aferir as melhores opções para os municípios e para o país.

Pôr de pé o mercado do biometano

A criação do mercado do biometano estará novamente no centro das atenções e, desta vez, trazemos exemplos de outros países para perceber como potenciar uma maior colaboração entre setores e desenvolver modelos de negócios atrativos, garantindo a ativa participação dos SGRU nesta produção que vai contribuir também para a descarbonização da economia.

Resposta aos grandes produtores precisa-se  

Nesta edição do Fórum Biorresíduos, vamos ainda dedicar particular atenção à recolha seletiva de biorresíduos em grandes produtores, que também ainda não se generalizou a todo o país, por falta de soluções de recolha e de valorização à medida das necessidades. Juntamos assim, nesta grande comunidade de profissionais apostados em cumprir as obrigações ambientais do país em matéria de biorresíduos, também os grandes produtores e os operadores de gestão de resíduos, para saber as dificuldades que enfrentam e as perspetivas que apontam para o futuro. 

Informação necessária e atualizada no 3.º Fórum Biorresíduos

Para chegar à meta de reciclagem de 60% dos resíduos urbanos em 2030, é essencial que a recolha seletiva de biorresíduos ganhe escala e cresça, sustentadamente, em quantidade e qualidade, em todo o país. O tempo urge e, no 3.º Fórum Biorresíduos, pode encontrar a informação necessária e atualizada sobre este tema premente e contactar com uma comunidade de profissionais, ampla e diversificada, focada em descortinar soluções e fazer caminho para tornar o desafio da década numa realidade.

Garanta já o seu lugar!      

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.