Estudo da FAO diz que um terço das espécies de árvores está ameaçado
ambiente

Estudo da FAO diz que um terço das espécies de árvores está ameaçado

Um terço das espécies de árvores do mundo está ameaçado, alertou a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), num relatório hoje publicado, citado pela agência Lusa.

Este relatório é o primeiro desde o lançamento, em 2013, do Plano de Ação Global para assegurar a conservação e o uso sustentável dos recursos genéticos florestais (FGR), iniciado pela FAO.

A organização recolheu dados de 77 países, que representam 77% das florestas do mundo: das 58.000 espécies de árvores existentes no mundo, 30% estão ameaçadas, especialmente as espécies raras das zonas tropicais e subtropicais.

Desflorestação, aquecimento global, incêndios, doenças e espécies invasoras, em particular, são as principais ameaças. No entanto, a preservação é crucial para a segurança alimentar e para os ecossistemas, salientou o organismo da ONU.

"Investir nos recursos genéticos florestais e geri-los de forma sustentável vai permitir que as florestas do mundo se adaptem às alterações climáticas, aumentando a produtividade e desenvolvendo novos produtos", disse o diretor-geral da FAO, Qu Dongyu, no prefácio do relatório.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.