
Estudo da FAO diz que um terço das espécies de árvores está ameaçado
Um terço das espécies de árvores do mundo está ameaçado, alertou a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), num relatório hoje publicado, citado pela agência Lusa.
Este relatório é o primeiro desde o lançamento, em 2013, do Plano de Ação Global para assegurar a conservação e o uso sustentável dos recursos genéticos florestais (FGR), iniciado pela FAO.
A organização recolheu dados de 77 países, que representam 77% das florestas do mundo: das 58.000 espécies de árvores existentes no mundo, 30% estão ameaçadas, especialmente as espécies raras das zonas tropicais e subtropicais.
Desflorestação, aquecimento global, incêndios, doenças e espécies invasoras, em particular, são as principais ameaças. No entanto, a preservação é crucial para a segurança alimentar e para os ecossistemas, salientou o organismo da ONU.
"Investir nos recursos genéticos florestais e geri-los de forma sustentável vai permitir que as florestas do mundo se adaptem às alterações climáticas, aumentando a produtividade e desenvolvendo novos produtos", disse o diretor-geral da FAO, Qu Dongyu, no prefácio do relatório.