Estudos da AEA alertam para a necessidade de melhorar a qualidade da reciclagem na Europa

Estudos da AEA alertam para a necessidade de melhorar a qualidade da reciclagem na Europa

Dois relatórios da Agência Europeia do Ambiente (AEA) mostram o estado da economia circular na Europa e sublinham a necessidade de melhorar a qualidade da reciclagem.

O relatório ‘A economia circular da Europa em factos e números’ apresenta uma panorâmica da situação atual na Europa, que passou da produção e do consumo lineares para a circularidade, em que o valor dos produtos e dos materiais se mantêm na economia durante muito mais tempo.

A Europa dispõe de políticas, conhecimentos e financiamento sólidos para apoiar a circularidade, e as empresas e os consumidores da UE reconhecem o valor da circularidade, mas os seus fluxos de materiais continuam a ser predominantemente lineares, revela o relatório da AEA. A produtividade dos recursos na Europa é mais de 2,5 vezes superior à média mundial e quase metade de todos os resíduos produzidos na Europa são reciclados. Mesmo assim, vinca o documento, "o europeu médio utiliza cerca de 14 toneladas de materiais e gera 5 toneladas de resíduos por ano, o que está entre os níveis mais elevados do mundo e excede os limites sustentáveis".

Já o relatório da AEA, intitulado ‘Medir a qualidade da reciclagem’, analisa a forma de aumentar os volumes de reciclagem e melhorar a qualidade da reciclagem através da otimização dos ciclos dos materiais.

De acordo com o documento, as medidas para aumentar a qualidade da reciclagem incluem evitar sistemas de recolha mista, investir em tecnologias de triagem eficientes e desviar materiais recicláveis para novos produtos que também tenham um elevado potencial de reciclagem. "Estas são medidas fundamentais para impulsionar a economia circular e maximizar os benefícios ambientais em toda a cadeia de valor da reciclagem", indica a AEA.

As duas análises fazem parte do trabalho do ‘Circularity Metrics Lab’, da AEA, que utiliza uma variedade de fontes para fornecer informações sobre o progresso em direção à economia circular. Este trabalho apoia a implementação e o acompanhamento do plano de ação da UE para a economia circular.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.