Eurodeputada Lídia Pereira co-preside a grupo que promove as tecnologias limpas na UE
energia

Eurodeputada Lídia Pereira co-preside a grupo que promove as tecnologias limpas na UE

A eurodeputada Lídia Pereira vai co-presidir a um grupo interpartidário - o Cleantech Friendship Group (CFG) 2024-2029, que visa impulsionar as tecnologias limpas na União Europeia (UE). O objetivo passa por gerar consensos políticos alargados para avançar com políticas que impulsionem a transição energética na UE.

O grupo foi oficialmente lançado a 5 de março, no Parlamento Europeu, reunindo 32 eurodeputados de 14 Estados-membros num evento que contou com a participação da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

“O Cleantech Friendship Group é um espaço para partilhar conhecimento, aprender, ousar e impulsionar as tecnologias limpas com urgência e determinação. Estamos unidos por uma visão de uma Europa mais próspera, mais verde, mais sustentável e mais independente”, disse Lídia Pereira.

A eurodeputada destacou ainda que a transição para uma economia descarbonizada deve ser vista como uma oportunidade para o crescimento económico, não como um sacrifício: “não precisamos de escolher entre crescimento económico e sustentabilidade ambiental. Estes não são objetivos incompatíveis. A nossa responsabilidade é construir uma Europa que se destaque globalmente, não apenas pelas suas tecnologias avançadas, mas também pela sua crença inabalável na democracia, nos direitos humanos e no Estado de Direito”.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.