Exploração de lítio na mina do Barroso deve avançar em 2026
ambiente

Exploração de lítio na mina do Barroso deve avançar em 2026

 A empresa Savannah, responsável pela prospeção de lítio na mina do Barroso em Boticas, anunciou ter concluído uma fase de sondagens e ir analisar em laboratório os dados recolhidos na área da mina em causa, prevendo iniciar a produção no local em 2026, indicou a empresa em comunicado, onde faz o ponto de situação do projeto.

 

“A primeira parte do projeto chegou ao fim no mês de maio, dando cumprimento ao plano aprovado pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) e seguindo o atual cronograma de atividades, tendo esta fase de sondagens sido concluída com sucesso”, pode ler-se na nota de imprensa.

Como resultado, foram obtidos uma variedade de dados que vão ser processados durante as próximas semanas nos laboratórios de geologia, mineralogia e modelação avançada, tempo durante o qual a empresa diz ir aproveitar para proceder à limpeza e reabilitação das plataformas onde tem trabalhado desde outubro.

A empresa refere ainda que a próxima fase de atividades no terreno está prevista para o início do verão deste ano e que, em paralelo, a equipa irá continuar a efetuar trabalhos de hidrogeologia e de monitorização ambiental.

Em Covas do Barroso, durante quase seis meses alguns populares organizaram-se em piquetes para impedir o avanço das máquinas da empresa para terrenos baldios que dizem terem sido “usurpados”, uma acusação contestada pela Savannah e que está em tribunal.

Lembre-se que a Declaração de Impacte Ambiental (DIA) favorável condicionada foi atribuída à mina de lítio do Barroso a 31 de maio de 2023, tendo o projeto sido viabilizado ambientalmente, com um conjunto alargado de condicionantes.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.