Extração de matérias-primas vai aumentar 60% até 2060, diz relatório da ONU

Extração de matérias-primas vai aumentar 60% até 2060, diz relatório da ONU

Segundo o 'The Guardian', a extração global de matérias-primas deverá aumentar 60% até 2060, de acordo com um relatório não publicado da ONU e acedido pelo jornal britânico. 

Segundo Janez Potočnik, antigo comissário europeu e co-presidente do painel da ONU que produziu a análise, citado pelo 'The Guardian', “números mais altos significam impactos maiores. Em essência, não existem mais espaços seguros na Terra. Já estamos fora do nosso espaço operacional seguro e se estas tendências continuarem, as coisas vão piorar. Os eventos climáticos extremos tornar-se-ão simplesmente muito mais frequentes e isso terá custos financeiros e humanos cada vez mais graves".

A extracção de recursos naturais aumentou quase 400% desde 1970 devido à industrialização, à urbanização e ao crescimento populacional, de acordo com uma apresentação da Perspectiva Quinquenal dos Recursos Globais da ONU feita aos ministros da UE na semana passada.

A destruição dos materiais naturais da Terra já é responsável por 60% dos impactos do aquecimento global, incluindo alterações na utilização dos solos, 40% do impacto da poluição atmosférica e mais de 90% do stress hídrico global e da perda de biodiversidade relacionada com os solos, afirma o relatório.

 

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.