Filipe Serzedelo defende soluções para prolongar a capacidade dos aterros em Portugal

Filipe Serzedelo, Board Member da EGEO SGPS, destacou, no 18º Fórum Resíduos, a importância de medidas pragmáticas para maximizar a capacidade dos aterros existentes e minimizar os resíduos que chegam a estes. "A reengenharia e compactação podem ganhar dois ou três anos na capacidade dos aterros, mas o verdadeiro caminho é levar menos resíduos até lá, apostando em soluções como o tratamento de biorresíduos", afirmou.

Sobre a dificuldade de criar novos aterros, Filipe Serzedelo apontou a necessidade de incentivos aos municípios e defendeu um "decreto de urgência máxima" para acelerar processos. Quanto ao novo grupo de trabalho governamental para um plano de emergência, considerou a iniciativa positiva, mas tardia, enfatizando a importância de centrais de valorização energética como solução complementar.

Filipe Serzedelo falava após ter participado como moderador no 18.º Fórum Resíduos, no painel VII – ‘Evitar o esgotamento dos aterros’, que teve início esta segunda-feira, dia 2 de dezembro.

O debate teve como oradores Ana Luísa Guimarães, Sócia da Gómez-Acebo & Pombo; Fernando Leite, Administrador-Delegado da LIPOR; Tomás Serra, Administrador da EGF; António Lorena, Managing Partner na 3drivers; e João Oliveira, Administrador Executivo na AdP VALOR.

O 18.º Fórum Resíduos é uma iniciativa integrada na Semana de Ambiente, organizada pelo Grupo About Media e pelo Jornal Água&Ambiente, que decorre esta segunda e terça-feira, dias 2 e 3 de dezembro. Da edição deste ano fazem ainda parte o 12.º Fórum Energia, que teve lugar nos dias 26 e 27 de novembro, e a 19.ª Expo Conferência da Água, que decorreu nos dias 28 e 29 de novembro.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.