Fundo Ambiental aprova 17 projetos para gases renováveis, com destaque para o biometano
energia

Fundo Ambiental aprova 17 projetos para gases renováveis, com destaque para o biometano

O Fundo Ambiental aprovou 17 projetos para financiamento no âmbito do Aviso AAC N.º 01/RP-C21-i06/2024, inserido no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com o objetivo de reforçar a produção nacional de hidrogénio verde e outros gases renováveis. De acordo com o Fundo Ambiental, mais de metade destas iniciativas estão focadas no biometano, o que contrasta com os resultados do leilão de gases renováveis, ao qual apenas concorreu um interessado.

Com uma dotação global de 70 milhões de euros, os projetos selecionados deverão permitir alcançar uma capacidade instalada total de 113,75 megawatts.

A medida integra a Componente 14 do PRR e tem como principais metas o aumento da capacidade instalada de produção de hidrogénio através de eletrolisadores e a valorização da fração orgânica de resíduos para produção de biometano. Estes gases renováveis poderão ser injetados na rede de gás natural ou utilizados como combustível no setor dos transportes.

Como referido, este resultado contrasta com o desfecho do leilão de gases renováveis promovido pelo Governo e cujos resultados foram conhecidos em janeiro. Enquanto a componente do hidrogénio foi considerada um sucesso — com todos os 120 GWh/ano adjudicados ao preço base de 127 €/MWh —, apenas um único operador apresentou proposta para o biometano, resultando na contratação de meros 3 GWh/ano, a 62 €/MWh, deixando 147 GWh/ano por atribuir.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.