
Fundo Ambiental: Governo reforça programa de eficiência energética em 60 milhões
O Fundo Ambiental ultrapassou, esta quinta-feira, 23 de janeiro, os 30 milhões de euros em pagamentos realizados no âmbito do Programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis 2023 (PAES 2023), informa o ministério do Ambiente e Energia, em comunicado.
Este montante foi estabelecido como a dotação máxima deste programa, que é um investimento no âmbito da Eficiência Energética em Edifícios Residenciais do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Segundo a tutela, e em resposta “à elevada procura pelo programa que ainda conta com cerca de 42 mil candidaturas por analisar”, a ministra do Ambiente e da Energia, Maria da Graça Carvalho, autorizou o reforço, com mais 60 milhões de euros.
“Este reforço visa garantir que todas as candidaturas consideradas elegíveis possam ser apoiadas e que os objetivos de eficiência e sustentabilidade sejam amplamente alcançados”, salienta o ministério.
Maria da Graça Carvalho considera que, “com este reforço de 60 milhões de euros, estamos a garantir que nenhuma candidatura ficará por analisar e que todos os projetos elegíveis receberão o apoio necessário. Mas também reflete a importância do Fundo Ambiental, enquanto instrumento financeiro de apoio à transição climática”. “Há o compromisso inequívoco do Governo com a eficiência energética e com a sustentabilidade em todo o País”, acrescenta a ministra.