Governo atribui 7,4 milhões de euros para novas linhas de Metro em Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto e Trofa
O Ministério do Ambiente e Energia (MAEn) anunciou esta quarta-feira a atribuição de quase 7,4 milhões de euros à Metro do Porto para o desenvolvimento de estudos e planeamento de novas linhas a construir nos concelhos de Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto e Trofa, com o intuito de “fomentar o transporte público de qualidade" como "elemento essencial dos esforços de descarbonização", afirmou Maria da Graça Carvalho, Ministra do Ambiente e Energia, citada num comunicado de imprensa enviado pela tutela.
A verba, atribuída em articulação com o Ministério das Infraestruturas e Habitação (MIH), engloba 4,8 milhões de euros provenientes do Fundo Ambiental, que serão atribuídos em 2025. O restante financiamento, no valor de 2,56 milhões de euros, será atribuído ainda este ano. A verba exata de 7,36 milhões de euros vai financiar estudos prévios, de incidência e de impacte ambiental, e os levantamentos topográficos, patrimoniais e diversas sondagens.
Os estudos vão contemplar 37 quilómetros de novas linhas, que irão acrescentar 38 estações ao Metro do Porto e deverão estar concluídas até 2030.
Uma das novas linhas será a Linha da Trofa, que fará o percurso entre o Instituto Universitário da Maia (ISMAI) e o Muro, com cerca de 3,2 quilómetros e duas estações, e contemplará uma linha de BRT (Bus Rapid Transit/Metrobus) entre o Muro e a Paradela, com cerca de 7,3 quilómetros e cinco estações/paragens, (Ribela, Muro, Serra, Bougado, Pateiras, Trofa Sul e Paradela).
Outra será a Linha da Maia II, que consistirá numa linha de BRT ou Metro, entre Roberto Frias e o Aeroporto, com cerca de 14,3 quilómetros e 18 paragens, se for em BRT, ou 13,3 quilómetros e 16 estações, se for Metro (Os Verdes II, Ponte de Moreira, Espido, Parque Maia II, Chantre, Catassol, Maninho, Gueifães, Milheirós, Águas Santas, Caverneira, São Gemil, Giesta, Pedrouços, HSJ II e Roberto Frias).
Está também prevista a Linha de Gondomar, que se traduzirá numa linha de Metro entre o Estádio do Dragão e Souto, com cerca de 6,9 quilómetros e oito estações (São Roque, Cerco, Lagarteiro, Lagoa, Valbom, Hospital Fernando Pessoa, Oliveira Martins e Souto).
Por fim, a Linha de São Mamede fará o percurso entre o IPO e o Estádio do Mar, com cerca de 6,6 quilómetros e oito estações (Senhora da Hora II, S. Gens, Xanana Gusmão, Elaine Sanceau, Pedra Verde, S. Mamede, ISCAP, IPO II).
Citada no comunicado, enviado pelo MAEn, Maria da Graça Carvalho afirma que “fomentar o transporte público de qualidade é um elemento essencial dos esforços de descarbonização da nossa economia, uma vez que o setor dos transportes é, precisamente, um daqueles cujos indicadores nacionais no contexto europeu exigem um empenho permanente. É preciso proporcionar aos cidadãos verdadeiras alternativas ao uso do automóvel, as quais, atualmente, continuam a ser manifestamente insuficientes”, defende a governante.