Governo decidiu prorrogar contrato da central da Tapada do Outeiro em fevereiro
energia

Governo decidiu prorrogar contrato da central da Tapada do Outeiro em fevereiro

O Governo decidiu, em fevereiro, prorrogar o contrato de funcionamento da central a gás natural da Tapada do Outeiro, em Gondomar (distrito do Porto), que participou no arranque autónomo da rede elétrica na sequência do apagão de segunda-feira.

“Por despacho da Ministra do Ambiente e Energia, de 12 de fevereiro de 2025, foi mandatada a Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) para instruir as partes do contrato (REN e Turbogás) para iniciarem o processo de negociação com vista a nova prorrogação do contrato que vigorava até 31 de março de 2025, passando a vigorar até 31 de março de 2026", indica fonte oficial do Ministério do Ambiente e Energia à Lusa.

Em causa está um Contrato de Aquisição de Energia (CAE) que terminou em 29 de março de 2024, tendo sido criado um período de transição para o novo contrato até 31 de dezembro e que foi estendido até 31 de março deste ano já pelo atual Governo, e agora prorrogado novamente.

Durante este período, a central funcionou sem atividade comercial em mercado, mas apenas como resguardo, podendo ser ativada caso se verificassem falhas, como sucedeu na segunda-feira, quando a Tapada do Outeiro, juntamente com a central de Castelo de Bode, (Abrantes, distrito de Santarém) fizeram o arranque autónomo ('black start') da rede elétrica nacional após o apagão.

"A Central mantém o regime em que estava a funcionar, não operando em mercado, mas funcionando como forma de garantir a segurança do abastecimento (e eventual 'black start' em caso de necessidade, como previsto no contrato então em vigor e, entretanto, prorrogado; necessidade acionada no dia de ontem, 28/04/2025 [segunda-feira])", refere fonte do ministério, citada pela Lusa.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.